Doenças elétricas e seus remédios
Esse domingo (05/06/09) a fonte do meu computador simplesmente explodiu
Dai então eu vasculhei a internet para ver o que eu poderia fazer para evitar que isso acontecesse novamente.
Dai então que achei uma coisa bem legal no Fórum Clube do Hardware.
Segue as dicas de como cuidar bem do seu PC em relação a eletricidade
1) Problema: Em seu site é grande a incidência de falta de energia que derruba sua aplicação fazendo você perder tempo e trabalho:
- Solução: No-break que até pode ser dos comuns, baratos, com geração de onda retangular ou pseudo senoidal ou quase senoidal, somente para você salvar e desligar normalmente seu PC.
2) Problema: Além de faltar a energia, tem que operar na falta da mesma, pois o PC sustenta uma aplicação que não pode parar:
- Solução: Adoção de no-break senoidal puro (gera forma de onda igual aquela da rede elétrica), e se a aplicação exigir alta segurança de operação, adote no-break senoidal On-line, de dupla conversão, aonde sequer existirá o tempo de comutação, da rede para o no-break, uma vez que o no-break alimentará sua configuração mesmo na presença da energia.
3) Problema: Você reside próximo a zona industrial com rede sujeita a ruído elétrico, espúrios e surtos de tensão elevados e com alta frequência de incidência (eletro-eletrônicos queimando do nada, só por estarem ligados na tomada).
- Solução: A adoção de um bom filtro de linha e uma boa régua de proteção é condição essencial para auxiliar na conexão de seus eletro-eletrônicos na tomada. Opcionalmente deverá ser feita a instalação de DPS na caixa de entrada de energia (um por fase) para auxiliar e clampar os surtos de tensão com maior energia.
4) Problema: Na cidade aonde vives historicamente caem muitos raios e não raramente não estas com condições de sacar fora da tomada os equipamentos na hora do temporal. Tem queimado muitos eletro-eletrônicos, na cidade em geral, por causa de raios.
- Solução: A adoção da estratégia, da solução do item 3, acrescida de um aterramento bem feito, minimiza a possibilidade dos efeitos das descargas elétricas atmosféricas provocar distúrbios em seus equipamentos. Disse minimiza, pois contra algum raio ou derivada do mesmo, se for muito próximo, fica difícil, senão impossível de segurar...
5) Problema: A tensão na sua casa varia muito. Ao ligar o chuveiro pode se perceber nas lâmpadas a diminuição do brilho das mesmas.
- Solução: Tudo ai vai depender dos valores dessa queda de tensão. Se estiverem dentro dos valores nominais e também a tensão nominal for razoavelmente correta, não tem problema algum essa visível queda de tensão. As fontes para PC são projetadas para operar em larga faixa de tensão de entrada. As fontes normais podem suportar rede AC com variação grandes, maiores que a tolerância normal da concessionária. Veja ai um apanhado de diferentes fontes para PC, no tocante a sua tolerância de variação da rede de entrada:
Se as quedas de tensão estiverem assim tão fora que fogem desses valores apresentados como toleráveis, verifique se isso se deve a concessionária de energia ou a sua instalação. Se for relativo a sua instalação, nem pestaneje, resolva o problema e não coloque panos quentes.
Como saber: Para saber se a tensão cai mais muito ou pouco, e sua fonte será ou não capaz de operar nessa queda não é necessário contratar uma consultoria. Faça o mais simples. Observe seu PC ligado na tomada da parede. Se ao cair o brilho das lâmpadas, na ligada do chuveiro, seu PC desligou? Sentiu a queda?? Não? se não, não faça nada, sua fonte está fazendo o que deve, não se preocupe.
Se sim, desligou seu PC?? Então você tem problemas ai. Inicialmente tente verificar se sua instalação está mal, se estiver corrija. Opcionalmente podes adotar um estabilizador, para recuperar um pouco a tensão que você nessa hora já tem a certeza não é culpa de sua instalação. Estabilizadores são elementos problemáticos, e como remédio tarja preta, só os use depois de saber que são sua única solução, nenhuma outra mais poderá ser adotada. A adoção de estabilizador pode trazer conseqüências ruins.
6) Problema: Na partida do aparelho condicionador de ar não raramente o PC, quando ligado diretamente na tomada, desliga ou congela....
- Solução: A partida de um motor exige da rede elétrica uma corrente elevada, muito maior que a sua corrente normal de operação. Se essa corrente tiver que ser suprida por uma fiação mal-dimensionada, poderá fazer com que a tensão lá na tomada seja subtraída de uma queda elevada a tal ponto de ficar abaixo da tensão mínima tolerada pela fonte de seu PC. Desse modo ela a fonte, desarma, desliga seu PC.
O modo correto de se resolver essa situação certamente é bem dimensionar a rede de distribuição (a fiação) de sua casa. Alternativamente o estabelecimento de um circuito independente, desde a caixa de disjuntores até a tomada do PC, sem usar a distribuição original, poderá solucionar o problema. Se o problema de fiação mal dimensionada estiver entre a sua casa e o poste da concessionária, mais uma vez, o correto é refazer o que está errado, porém, de modo alternativo, a colocação de um estabilizador para repor essa perda na fiação pode ser uma solução tolerável. Sabe-se que tem uma série de reações adversas a adoção desse remédio, portanto use-o somente em ultimo caso.
Esse tipo de solução ai citada, como um todo, serve para uma série de "doenças", que podem ir desde a uma instalação em uma fazenda, zona rural, aonde o transformador de alimentação da concessionária pode estar muito longe da casa, aonde está o PC e desse modo a fiação, embora bem dimensionada do ponto de vista corrente, é longa e então a perda passa a ser significativa, ou em um "gato" de energia feito com fio mal dimensionado, etc.Também pode aparecer naquelas localidades aonde a concessionária de energia, não prevendo o crescimento habitacional, não consegue manter uma adequada distribuição de energia, do ponto de vista tensão final no usuário (rede elétrica sobrecarregada).
A adoção de um no-break para solução da tensão baixa é de longe a pior solução que se pode adotar pois se essa tensão oscilar entre os valores de entrada e saída do no-break, em torno da tensão em que o no-break assume a carga, ele assumirá repetida e continuamente essa carga, e em pouco tempo não restará energia nas baterias para você operar seu PC. Nessa hora, "nem mel nem porongo", como se diz popularmente. Terás ai um no-break teoricamente para operar quando a energia estiver ruim e terás um jogo de baterias esgotadas em sua carga. Terás que deixar um bom tempo suas baterias recarregar para então poder usar seu PC um pouco de tempo mais..
ATENÇÃO: Aqui é bom alertar que existe uma solução melhor que essas ai de cima desse item 6 que não foi arrolada como a principal pois muitas pessoas já tem seu PC e essa que vou citar exige a substituição da fonte do PC.
É isso mesmo, substituição da fonte do PC ou para aqueles que estão comprando, a compra correta dessa fonte.
Imaginem-se com algum problema de tensão baixa em uma rede de 220 Volts. Essa tensão baixa digamos possa estar com 20% a menor, ou seja 220 - 20% = 176 Volts. Essa tensão dai está fora da faixa de tolerância da maioria das fontes que estão na planta de PC do Brasil, fontes essas com retificação normal, sem PFC ativo na entrada. Com essa tensão AC o PC não teria condições de operar. A adoção de uma fonte com PFC ativo na entrada alargaria a faixa de tolerância para absurdos 90 até 264 Volts AC, desse modo, com esse tipo de fonte, sim seu PC operaria de modo ótimo. O mesmo vale para monitores. Todo o monitor moderno vem com esse tipo de fonte, que opera desde 90VAC até 240VAC (assim representado: 90-240 VAC +-10%).
Desse modo se você puder adotar essa solução, fonte com PFC ativo, esqueça o resto tudo menos as recomendações para tornar a rede elétrica bem dimensionada, que é uma atitude sensata em qualquer tempo. Mas enquanto a rede não fica pronta, seu PC, com esse tipo de fonte, ficará operando numa boa.
E se a rede for de 127 Volts ao invés de 220 Volts??? Sem problema algum pois esse tipo de fonte, embora garantido pelo fabricante opere somente a partir de 90 VAC, testes pontuais mostram que até mesmo com 80 VAC elas operam muito bem, mesmo sendo exigidas com alta potência. Veja ai um teste com uma Corsair da linha VX nessas condições de tensão baixa. Se quiser ver o teste completo.
7) Problema: Para prover proteção elétrica as tomadas da sua casa foram todas aterradas. Desse modo não precisas te preocupar com proteção para os equipamentos pois estão automaticamente protegidos pelo aterramento.
- Solução: Essa dai é meia verdade. O aterramento faz parte do elo de proteção para seus equipamentos, entretanto não é possível se afirmar que os mesmo estarão protegidos eletricamente somente com a adoção do aterramento, geralmente não estão.
Para efetiva proteção há que existir elementos de proteção, entre esse aterramento e a fiação da rede elétrica para criar um caminho na hora da exceção. Sem esse caminho, esse atalho, seu equipamento será o caminho e desse modo o aterramento funcionará para drenar a energia de exceção porém através de seu equipamento o que potencialmente poderá danificar o mesmo. Nessa hora entra em ação os dispositivos de proteção, sejam eles varistores, dispersores a gás, tranzorbs ou diodos de proteção, todos eles eficientes em tomar para sí a energia de exceção que poderia danificar seus equipamentos. Desse modo tenha a certeza de que seus equipamentos tenham esses elementos internamente. Na incerteza adote uma boa régua de proteção que os tenha em boa quantidade e com boa capacidade de absorção de energia.
8) Problema: Não vives em área industrial mas gostarias de proteger eletricamente seu PC, um investimento relativamente caro.
- Solução: Para proteger eletricamente seu PC adote uma boa régua de proteção/filtro de linha (não vá comprar uma extensão com esse nome) e, se possível adote também aterramento nas tomadas aonde vai ligar seus equipamentos.
9) Problema: Minha cidade tem alimentação em 220 Volts e as caixas de som de meu PC só conseguem operar em 110 Volts. Por isso necessito colocar ai um estabilizador que converta de 220 para 110. Desse modo posso alimentar o PC com uma tensão mais baixa e segura e também aproveito para alimentar as caixas de som.
- Solução: Isso que não chega a ser um problema e sim uma necessidade, de redução de tensão para alimentar uma caixa de som pode e deve ser resolvido com o dispositivo correto para o caso, um autotransformador 220/110 com potência adequada para tão somente atender, com folga, os equipamentos que somente podem operar na tensão de 110 Volts. Quanto às fontes do PC, saiba que a tensão nativa das mesmas é 220 Volts e que 110 é excessão da pura... Quando você coloca 110 em uma fonte para PC, dessas convencionais, a primeira tarefa dela é inserir um dobrador de tensão para resgatar a tensão nativa de trabalho da mesma. Desse modo a idéia de alimentar o PC com 110 por "ser mais seguro" ou ser "tensão mais baixa" é pura idiotice, perda de tempo e dinheiro. Digo perda de dinheiro pois a redução de 220 para 110 volts no estabilizador ou mesmo em um transformador é um trabalho que provoca perdas da ordem de 5%. Em tendo a fonte que resgatar a partir dos 110 Volts, novamente a tensão de trabalho nativa da mesma, que é os 220 Volts, mais uma vez esse trabalho tem perda de energia, ou seja, dupla perda totalmente desnecessária...
Mais de 2/3 desse mundo em que vivemos trabalha com 220 Volts. Mesmo dentro do Brasil é muito grande o parque de máquinas que tem a disposição na tomada os 220 Volts para alimentação dos PC's. Portanto alimente seu PC com 220 volts se essa for a tensão da tomada de sua casa. Não invente.
10) Problema: Seu PC dá uma sensação de choque elétrico quando tocas em seu gabinete.
- Solução: Essa sensação de choque elétrico tem diversas possíveis origens.
A) Tomada da parede, aonde ligas o PC, não tripolar, não polarizada. Isso faz com que se possa ligar o plug de rede de dois modos distintos, Somente um deles é o correto, o outro potencialmente poderá apresentar ou aumentar essa sensação de choque. Falo do fio Fase e do fio Neutro, eles tem a posição correta de ligação.
B) Topologia de distribuição da baixa tensão. Nesse Brasil enorme existem diversas topologias de distribuição de baixa tensão. Algumas delas, principalmente aquelas que colocam na tomada de seu PC duas fases ao invés de Fase e Neutro, são mais propensas a oferecer essa característica da sensação do choque.
C) Ausência de aterramento na tomada aonde se liga o PC.
D) Fonte vagabundas sem o menor cuidado com os filtros de entrada e com larga fuga para a carcaça.
E) A fuga para carcaça, que dá origem a sensação de choque, bem pode estar sendo originada no monitor e não no PC. Não culpe a fonte do PC desse modo.
F) O tipo de piso e sua interação com o mesmo. Pisos frios e operador descalço, fazem com que o terra esteja mais presente, eletricamente, no operador do PC. A sensação de choque desse modo será muito maior...
Claro que cada uma dessas possíveis origens ai de cima pode e deve ser tratada de um modo diverso. Mas, de um modo geral se pode resumir a solução desse modo:
Ação Prioritária se você não quer mais essa sensação de choque: Providencie aterramento na tomada aonde você liga seu PC. Isso pode representar a necessidade de uma grande obra (enterrar 3 barras de cobre na terra etc...) ou simplesmente a passagem de um fio desde o quadro do medidor de energia (se lá tiver um aterramento bem feito e geralmente tem) até a tomada de seu PC. Preço do fio e mão de obra, isso é o que custa a solução. Traga desse modo o aterramento da energia, lá da caixa do medidor de energia, até a tomada de seu PC. Não vá querer poupar e ligar o neutro, na tomada, ao pino de aterramento da mesma, não é absolutamente a mesma coisa.
Ação Secundária se você não quer mais essa sensação de choque: Podes adotar um transformador isolador, Na elétrica tem, na madeireira tem (não é autotransformador, é transformador isolador) também conhecido comercialmente como MI ou Módulo Isolador, sabendo que você estará atacando o sintoma e não na trabalhando na solução do problema. Não acredite que esse MI vai proteger seu PC pois vai lhe dar aterramento pois isso é balela, inverdade. Ele simula um sintoma que na prática é conseguido com aterramento. Ônus da solução é a perda de energia na transformação, da ordem de 10% ou mais, desse modo com muito calor.. Podes usar esse calor para manter o lanche da madrugada aquecido, ou, aqui no sul, no inverno, manter aquecido os pés. Não é de todo ruim portanto, dá para aproveitar o calor...
Consideração geral: A escolha de uma boa fonte para seu PC se torna muito mais útil, barato, e confiável, do ponto de vista elétrico, que a adoção de um monte de tralhas de segunda categoria a atrapalhar eletricamente sua configuração. Não raramente as pessoas montam seus PC´s esquecendo da fonte e, ao final ao se depararem com a necessidade de aquisição da mesma, com dinheiro já curto, acabam adotando o que se costuma chamar de fonte genérica. Isso é um desastre do ponto de vista elétrico.
Não se deve comprar fonte olhando-se somente a potência da mesma, ou promessa de potência, imaginando que com um pouco de exagero nesse item a fonte trabalhará mais livre e desse modo oferecerá melhor energia e durará muito mais. Engano puro. A qualidade da fonte e desse modo a qualidade da energia fornecida ao seu PC independe da potência. Fontes devem ser casadas com a necessidade de sua config e devem ter a qualidade e a modernidade que você exige de sua Placa de Vídeo ou da sua CPU, etc..
Pois se seu site é como a grande maioria dos sites por ai, inclusive o meu, ao comprar o PC não é necessário gastar mais nada... Se quiseres gastar, preventivamente, também compre o coquetel da AIDS, não se esqueça dos remédios para o Câncer, marque a seção de Quimioterapia. Não se esqueça da Malária, da Febre Amarela, do Tifo. Não se esqueça das hemorróidas... É melhor tomar já remédio pois algum dia esse mal poderá lhe acometer..
É melhor prevenir, os fabricantes e lojistas, rindo sozinhos, aconselham...
Porto Alegre, 05/04/2009 - Luiz André Faller
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário
Pode comentar avontade ;)